data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Na sexta-feira, o 4º Batalhão de Bombeiro Militar, de Santa Maria, participou do treinamento de técnicas de resgate veicular. A prática ocorreu em um depósito de carros cadastrado no Detran no Bairro Boi Morto. Ao total, 22 pessoas - 20 bombeiros militares e dois civis - participaram do treinamento. As oficinas foram ministradas por três instrutores da câmara técnica de resgate veicular do Estado, sendo eles de Santa Maria, Bento Gonçalves e Passo Fundo.
De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel José Carlos Sallet, o treinamento é feito, sistematicamente, para a atualização das técnicas de salvamento de pessoas presas em ferragens.
- É muito importante a realização deste tipo de reciclagem. Desta forma, o bombeiro pode, durante atendimento dessas ocorrências, fazer a remoção da vítima por meio de técnicas, para assegurar melhor qualidade para a pessoa que está sendo atendida - conta Sallet.
Em mapa preliminar, Região de Santa Maria passa para bandeira vermelha
Durante o treinamento, o efetivo da área de ação do batalhão realizou atividades como a abordagem ao chegar no local do acidente, a estabilização do veículo e o recorte do carro para a retirada segura das vítimas presas nas ferragens.
Segundo Sallet, a prioridade durante atendimento dos bombeiros é a de preservar a vida dos passageiros, fazendo assim um serviço rápido e de qualidade.
Santa Maria registra queda em crimes contra a vida e violência contra a mulher em agosto
CUIDADOS
Sallet relembrou que, após um acidente, não se deve movimentar as vítimas, pois pode haver uma lesão na coluna cervical, que pode ser agravada. O que pode ser feito é coletar o maior número de informações sobre o acidente para poder passar para o socorro, como para onde estavam se deslocando, quantas pessoas têm no interior do veículo.
- O melhor que se pode fazer nestes casos é chamar o atendimento especializado - conclui o comandante.